Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arthur e Miguel

Arthur e Miguel

sábado, 27 de outubro de 2012

27 semanas de gravidez

6meses><



Como seu bebê está crescendo

Agora que você se aproxima da fase final da gravidez -- o terceiro trimestre --, seu bebê começa a preencher todo o espaço disponível dentro do útero.

Ele já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Embora ainda estejam imaturos, os pulmões do seu filho são capazes de funcionar com ajuda médica, se por acaso ele nascer antes da hora.

É possível que você ande sentindo uns pulinhos ritmados dentro do seu corpo. São os soluços do seu filho! A partir de agora você tenderá a percebê-los bem mais, mas, não se preocupe, eles não incomodam o bebê.

Como fica sua vida

Seu corpo muda rápido agora: o útero já está lá em cima, perto das costelas, e, dependendo da sua sorte, você está prestes a descobrir a delícia que é ter cãibras, hemorroidas ou varizes. (Se serve de consolo, essas coisas normalmente vão embora depois do parto.)

Se você está se sentindo cansada demais, talvez seu médico sugira um novo exame de sangue para ver se você está com anemia, uma deficiência nos glóbulos vermelhos. Muitas grávidas acabam sofrendo de um pouco de anemia devido às mudanças normais no corpo.

Se você tem sangue fator Rh negativo, e seu exame de sangue prévio deu negativo para anticorpos anti-Rh, você provavelmente vai fazer um novo exame nesta época.



Desejos de comida

Escute seu corpo: muitas vezes os desejos acontecem como uma espécie de sinal do organismo sobre alguma carência alimentar.

Se tem desejos de comer carne, por exemplo, pode ser uma indicação de que está necessitando de mais ferro ou proteína em sua alimentação. Da mesma forma, vontade de comer sorvete ou queijo pode ser sinal de carência de gordura ou cálcio.

Claro que isso se aplica a alimentos e não terra, tabaco ou pintura seca, sintomas de um transtorno alimentar que afeta mulheres grávidas conhecido como pica. Neste caso, converse com seu médico.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

25 semanas de gravidez

25 semanas de gravidez

´

Como seu bebê está crescendo

Mesmo sem ar nos pulmões, seu bebê começa a fazer alguns exercícios de respiração. Por outro lado, os cinco sentidos estão se desenvolvendo com rapidez.

Tomografias do cérebro de fetos nesta fase mostram que os bebês respondem ao toque e que, se uma luz for colocada diante da barriga das mães, eles tendem a virar a cabeça -- o que, segundo especialistas, indica o funcionamento do nervo óptico.

A cada dia que passa, seu filho se parece mais com o recém-nascido que será daqui a alguns meses. O cabelo já tem cor e textura, embora depois do nascimento elas possam mudar. Bebês que nascem com cabelo escuro muitas vezes depois ficam com cabelo claro e vice-versa.

Como fica sua vida

Seu sono provavelmente não anda muito reconfortante devido a sonhos intensos ou a pesadelos. Isso é bem normal, já que, ao dormir, seu subconsciente vira o espaço para dar vazão a temores sobre a gravidez e seu futuro papel de mãe.

Além disso, a barriga maior torna difícil encontrar uma posição confortável na cama.

É recomendável começar a criar o hábito de dormir de lado (caso você ainda não faça isso). Travesseiros são seus grandes amigos, por isso use vários: entre as pernas, embaixo da barriga, na lateral ou onde eles a deixarem mais confortável.



Os seus cabelos

O bebê não é o único que está com mais cabelo. É bem possível que agora o seu cabelo esteja mais abundante e sedoso que antes. Não se assuste, porém, se ele cair, porque isso também ocorre para algumas gestantes.

Pode ser que você note ainda que seus pelos do corpo estão mais escuros e grossos e que resolveram aparecer no queixo, no lábio superior, nos seios e até na barriga. Isso ocorre devido ao aumento dos hormônios sexuais andrógenos, mas tudo voltará à normalidade nas semanas posteriores ao nascimento do bebê.

25 semanas

gordura útero pelo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

24 semanas

24 semanas

 

Como seu bebê está crescendo

Desde a semana passada, o bebê engordou cerca de 90 gramas. A pele dele é fina e frágil, mas o corpo está tomando forma e ocupando cada vez mais espaço dentro do seu útero.

Nesta fase, o bebê pode até estar desenvolvendo um fraco por doces. As papilas gustativas estão se formando e esse gosto pelo doce faz parte do processo.


Outro grande marco desta etapa é a possibilidade de o bebê agora sobreviver, com muitos cuidados especiais, num hospital bem-equipado, no caso de um
parto prematuro. Ele se torna, então, um bebê "viável".

Como fica sua vida

Estrias avermelhadas podem aparecer na sua barriga, coxas, bumbum e seios. Muitas mulheres também reclamam de coceira na pele. Cremes podem até aliviar essa coceira, mas, infelizmente, não fazem as estrias desaparecerem nem conseguem impedi-las.

Estrias são típicas desse estágio da gravidez e costumam ficar mais discretas e com um tom mais próximo da própria pele depois do parto. E sempre há a chance de você ser uma das sortudas que passam incólumes pela gravidez, sem estrias. Sua mãe tem? A hereditariedade infelizmente é um dos fatores determinantes para o surgimento de estrias.


Os olhos tendem também a ser mais sensíveis à luz e a ficar
mais secos, um sintoma perfeitamente normal da gestação -- embora menos conhecido. Para melhorar o desconforto, pingue uma solução de lágrimas artificiais que pode ser encontrada nas farmácias.


Diabete gestacional

A diabete gestacional acontece quando os hormônios da gravidez impedem que a insulina funcione normalmente no corpo. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas que permite que as células se alimentem de glicose (todo alimento que comemos se converte em glicose depois da digestão).

Quando há um desequilíbrio de insulina, a glicose (ou açúcar) não consegue entrar dentro das células, fica no sangue, atravessa a placenta e acaba chegando ao bebê.


Ter esse excesso de açúcar no sangue é como se você alimentasse seu filho todos os dias com doces e guloseimas, fazendo que ele engorde mais que o normal.


Geralmente os médicos tentam controlar a diabete gestacional através da alimentação, já que é comum que, depois do parto, os níveis de açúcar no sangue voltem ao normal. Mas como quem tem diabete gestacional fica com maior tendência de desenvolver diabete no futuro, é importante manter a
alimentação equilibrada mesmo após o nascimento do bebê.

24 semanas

útero papilas gustativas pulmões pele