Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arthur e Miguel

Arthur e Miguel

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Meu bebê está sentado?

Meu bebê está sentado. Por quê?

Se é o seu primeiro filho, é provável que ele ainda vire de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto, mais ou menos por volta do oitavo mês. Na hora de nascer, cerca de 96 por cento dos bebês está nessa posição, chamada oficialmente de "apresentação cefálica". Os outros, porém, permanecem sentados até o fim, em "apresentação pélvica". Um estudo especulou recentemente que a tendência de ficar sentado no útero possa ser hereditária.

E se o bebê continuar sentado até a hora do parto?

Existe uma manobra não-invasiva que se chama "versão cefálica externa", feita depois de 38 semanas de gravidez, no hospital, por precaução. Em outros países ela é realizada com certa frequência e consegue fazer com que o bebê vire em cerca de dois terços dos casos. Aqui no Brasil, no entanto, é mais difícil encontrar profissionais treinados em realizá-la. Peça informações ao seu obstetra.

Professores de ioga podem recomendar posições e exercícios para tentar fazer o bebê virar. Mas sempre consulte seu obstetra antes de tentar essas terapias.

Se o bebê não virar, a cesariana é obrigatória?

O parto normal é possível, mas precisa ser realizado por um profissional experiente e é necessário que a mãe preencha alguns pré-requisitos (trabalho de parto espontâneo, bacia favorável e que não tenha cicatriz prévia de cesárea ou outra cirurgia uterina são alguns deles). Mulheres que já deram à luz por via vaginal têm mais chance de ter um parto normal bem-sucedido com o bebê sentado. Além disso, o bebê não deve ser grande demais (ter entre 2,5 e 3,5 kg) nem estar com o cordão umbilical enrolado no pescoço.

Uma revisão recente das pesquisas sobre o assunto indicou que a via de parto mais segura no caso de bebês sentados é a cesariana. Mas cada caso deve ser avaliado isoladamente, e não há problemas em tentar o parto normal se o médico estiver de acordo. Existem obstetras que têm mais experiência nesse tipo de parto, e talvez valha a pena consultar um deles.

Se seu bebê estiver sentado e você entrar em trabalho de parto prematuro, deve conversar com o médico para ver qual é a melhor opção. Embora as pesquisas não sejam conclusivas, há indicações de que o parto vaginal seja mais fácil com bebês prematuros que com bebês com mais de 37 semanas de gestação.

A questão da segurança do parto vaginal para bebês sentados é polêmica e as opiniões ainda estão mudando. Teme-se que o excesso de cesarianas acabe fazendo com que a "arte" de ajudar um bebê vir ao mundo sentado, por parto normal, se perca, já que os médicos estão cada vez menos treinados para a manobra.

0 comentários:

Postar um comentário